No dia 05 de maio é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos! A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação.

O Uso Racional de Medicamentos foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1985, como a situação em que “os pacientes recebem medicamentos adequados às suas necessidades clínicas, em doses que atendam às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo para eles e sua comunidade”.

A promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) é um ponto de debate essencial para o alcance dos resultados descritos nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de atingir a agenda 2030.

O objetivo 3.8 trata da saúde e bem-estar, e visa “atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos.

Fonte: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil 

No Brasil, o conceito de URM está presente em políticas públicas, como na Política Nacional de Medicamentos (PNM) e na Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF).

Ações para Promoção do Uso Racional de Medicamentos

É muito provável que você já tenha tomado um medicamento por conta própria, sem orientação de um profissional de saúde, mas você sabe os riscos envolvidos nessa prática? O uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por medicamentos. A automedicação pode causar dependência, intoxicação e até a morte.

Confira algumas ações para a promoção do URM:

  • Utilizar os medicamentos conforme a receita, na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada. Principalmente, quando se tratar de antimicrobianos.
  • Não utilizar medicamentos vencidos ou restos de tratamentos anteriores. O descarte deve ser feito em coletores próprios, disponíveis em farmácias ou estabelecimentos de saúde.
  • Nunca comprar medicamentos em feiras e camelôs.
  • Apenas farmácias e drogarias podem vender medicamentos, mesmo pela internet.
  • Não comprar medicamentos com embalagens amassadas, lacres rompidos, rótulos que soltam facilmente ou que estejam apagados e borrados.
  • Tenha cautela com preços muito baixos praticados em promoções ou ‘liquidações’, que podem indicar que o medicamento tem origem duvidosa, como produtos falsificados, sem nenhuma garantia de qualidade.
  • Procure auxílio de um profissional de saúde caso se sinta mal.

E lembre-se: ao utilizar um medicamento, procure sempre a orientação de um profissional da saúde!

Você também pode tirar suas dúvidas com a gente no Fale conosco.

Referências Consultadas

1. 05/5 – Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos | Biblioteca Virtual em Saúde MS 

2. Uso Racional de Medicamentos — Ministério da Saúde 

3. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil 

4. Portaria nº 3.916, de 30 de outubro de 1998 

5. Resolução CNS Nº 338, de 06 de maio de 2004 

Skip to content