Definição
Hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pela elevação persistente da pressão arterial, com valores iguais ou superiores a 140/90 mmHg. Resulta do aumento da força com que o sangue circula pelas artérias, exigindo mais esforço do coração e podendo causar danos às artérias. É uma condição multifatorial, ou seja, é influenciada por diversos fatores, tais como genéticos, ambientais e sociais, e seu tratamento visa reduzir os riscos associados, como doenças cardiovasculares.
Valores de referência
Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia. Geralmente caem, quando dormimos ou estamos relaxados, e sobem com a atividade física, agitação, estresse. Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de “14 por 9” (140 mmHg X 90 mmHg). Confira os valores de referência para monitorização da pressão arterial a partir dos 18 anos:

Causas (fatores de risco)
A hipertensão arterial pode ser classificada em duas categorias principais: primária e secundária.
Hipertensão Arterial Primária (Essencial)
Representa aproximadamente 90 a 95% dos casos e não possui uma causa única identificável. É resultado de uma interação complexa entre fatores genéticos, ambientais e comportamentais.
Exemplos – Fatores como consumo excessivo de sal, obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool e estresse são frequentemente associados ao desenvolvimento dessa condição.
Hipertensão Arterial Secundária
Corresponde a uma frequência menor dos casos e é causada por condições identificáveis.
Entre as principais causas estão: doenças renais, distúrbios endócrinos, como hipertiroidismo, hipotiroidismo, obesidade, gravidez, uso de certos medicamentos, como corticóides, anti-inflamatórios não esteróides, entre outros.
Sintomas e Diagnóstico
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito, podem ocorrer alguns sinais de alerta como:
- Dores no peito;
- Dor de cabeça;
- Tonturas;
- Zumbido no ouvido;
- Fraqueza;
- Visão embaçada;
- Sangramento nasal.
Apesar do fácil acesso a equipamentos de medição de pressão, o diagnóstico e as orientações de tratamento devem ser sempre feitos pelo médico, que é habilitado para identificar o grau da hipertensão e outros fatores associados que devem ser considerados para tratar as alterações de pressão.
Pacientes que já estão em tratamento (após diagnóstico médico) devem fazer acompanhamentos periódicos com seu médico e outros profissionais da saúde, pois também há medidas terapêuticas que não envolvem medicamentos.
Prevenção
A hipertensão é uma doença crônica e pode ser prevenida com mudanças no estilo de vida, tais como:
- Comer sal com moderação;
- Adotar dieta rica em frutas, cereais integrais e laticínios com baixo teor de gordura;
- Não fumar (entre outros danos ao organismo, o cigarro estreita o calibre das artérias, o que dificulta ainda mais a circulação do sangue);
- Atividade física, técnicas de relaxamento, psicoterapia podem contribuir para o controle do estresse e da pressão arterial;
- Medir a pressão arterial com regularidade e anotar os valores para que seu médico possa avaliar a eficácia do tratamento.

Caso haja recomendação médica para uso de medicamentos, não interrompa o uso, nem diminua a dosagem por conta própria. Siga as indicações de seu médico e tome os remédios rigorosamente nos horários prescritos.
Você também pode tirar suas dúvidas com a gente no Fale conosco.
Referências Consultadas
BRASIL. Ministério da Saúde. Hipertensão. Portal Gov.br, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hipertensao.
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Hipertensão arterial. Glossário de Saúde. Disponível em: https://www.einstein.br/n/glossario-de-saude/hipertensao-arterial.
DRAUZIO VARELLA. Hipertensão (pressão alta). Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hipertensao-pressao-alta/.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial – 2020. Departamento de Hipertensão Arterial, 2020. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/pdf/Diretriz-HAS-2020.pdf.