O dia 21 de junho é lembrado como o Dia Nacional de Controle da Asma. Nesta data, inicia-se o inverno no país, e torna-se importante a conscientização sobre a asma. Com a chegada do inverno, o indivíduo fica mais propenso a infecções respiratórias comuns da estação como gripes, resfriados e pneumonia, e isso pode agravar a asma. Estima-se que a asma afete 23% dos adultos entre 18 a 45 anos no Brasil.
Definição
A asma é uma doença que se caracteriza por uma inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões). As principais características dessa doença pulmonar são: dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. Ela é uma doença perigosa que pode levar à morte caso não seja tratada. Não se sabe as causas exatas que levam à asma. Entretanto, fatores genéticos como história familiar de alergias respiratórias, rinite, assim como também fatores ambientais, podem contribuir para o aparecimento ou agravamento da doença.
Sintomas
Dentre os sintomas, destacam-se:
- Tosse seca;
- Chiado no peito;
- Dificuldade para respirar;
- Respiração rápida e curta;
- Desconforto torácico;
- Ansiedade.
Fatores de Risco
Os fatores de risco da asma são variados e incluem poeira, infecções virais, alérgenos como ácaros, pólen, pelo de animais, fumaça de cigarro, irritantes químicos e poluição ambiental, mudanças climáticas, exercícios físicos vigorosos e estresse emocional. Além desses, alguns tipos de medicamentos, e fatores do próprio paciente como aspectos genéticos e obesidade podem contribuir.
Diagnóstico
O diagnóstico da asma é principalmente clínico, obtido após consulta e avaliação pelo médico, mas também é confirmado pelo exame físico e pelos exames de função pulmonar (espirometria).
Tratamento
O tratamento da asma pode ser não medicamentoso, como medidas de higiene do ambiente, e medicamentoso, como o uso de vacinas. Quanto ao tratamento medicamentoso, a maioria dos pacientes é tratada com dois tipos de medicamento: uma de controle ou de manutenção, para evitar crises e uma de alívio ou de resgate, que serve para aliviar os sintomas quando houver piora da doença. É importante ressaltar que o uso correto dos medicamentos controladores diminui muito ou até elimina a necessidade da medicação de alívio.
Prevenção
- Mantenha o ambiente limpo;
- Evite acúmulo de sujeira ou poeira;
- Tome sol. A vitamina D está relacionada a uma série de doenças do aparelho imunológico, como a asma;
- Evite cheiros fortes;
- Não fume;
- Vacine-se contra a gripe;
- Se agasalhe, principalmente na época de frio;
- Pratique atividades físicas regularmente;
- Tenha uma alimentação saudável;
- Beba bastante líquido, de preferência água;
- Controle o peso.
A finalidade da data é representar as pessoas que sofrem com a doença e conscientizar a população a respeito dos seus sintomas e modos de prevenção.
Você também pode tirar suas dúvidas com a gente no Fale conosco.
Referências
- BRASIL. Ministério da Saúde. 21/6 – Dia Nacional de Controle da Asma. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, Brasília, 21 jun. 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/21-6-dia-nacional-de-controle-da-asma-2-2/. Acesso em: 15 jun. 2025.
- EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES. Dia Nacional do Controle da Asma: conheça mais sobre a doença e as formas de tratamento. Portal Gov.br, [s.l.], 21 jun. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/ch-ufc/comunicacao/noticias/dia-nacional-do-controle-da-asma-conheca-mais-sobre-a-doenca-e-as-formas-de-tratamento. Acesso em: 15 jun. 2025.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Asma. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, Brasília, [s.d.]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/asma/. Acesso em: 15 jun. 2025.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Asma. Portal Gov.br, Brasília, [s.d.]. Disponível em: http://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/asma. Acesso em: 15 jun. 2025.