No dia 14 de maio é celebrado o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares nas Mulheres, data instituída pela lei 14.320 de 2022.
Doenças Cardiovasculares no Brasil
As doenças cardiovasculares (DCV) são a primeira causa de morte no Brasil. As mulheres representam 51% da população brasileira, e apresentam condições que as tornam mais vulneráveis às doenças cardiovasculares em determinado momento da vida. Além dos fatores clássicos conhecidos, como tabagismo, alcoolismo, alimentação desbalanceada e falta de atividade física, fatores adicionais podem atingir essa parcela da população, como:
- Síndrome do Ovário Policístico;
- Inflamações sistêmicas;
- Estresse crônico;
- Eventos adversos da gravidez;
- Perda da proteção hormonal natural após a menopausa.
Como se prevenir?
As DCV abrangem os casos de infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, arritmias e outros. Para a prevenção das DCV, é necessário adotar hábitos saudáveis, tais como:
- Alimentação adequada;
- Atividade física pelo menos 150 minutos por semana;
- Não fumar;
- Redução do consumo de álcool;
- Controle do peso.
Sendo assim, devido ao risco adicional relacionado à população feminina, é essencial que as mulheres realizem consultas regulares com cardiologistas e check-ups periódicos, além de realizar o controle de doenças crônicas consideradas fatores de risco, como hipertensão, diabetes e dislipidemia.
Se você tiver alguma dúvida pode nos perguntar no Fale conosco.
Referências consultadas
1. Lei nº 14.320, de 31 de março de 2022. Disponível em: <Legislação Informatizada – LEI Nº 14.320, DE 31 DE MARÇO DE 2022 – Publicação Original>.
BRASIL. Ministério da Saúde. Dia de conscientização: mulheres entre 35 e 45 anos são mais vulneráveis a doenças cardiovasculares. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 14 maio 2022. Disponível em: <Dia de conscientização: mulheres entre 35 e 45 anos são mais vulneráveis a doenças cardiovasculares>.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares nas Mulheres. São Paulo: SBC, 31 maio 2024. Disponível em: <Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares nas Mulheres>.